Uma pesquisa da consultoria Vivential Value aponta que os meios de hospedagem latino-americanos ainda têm debilidades em relação às ações de marketing. Segundo o material, 24% dos hotéis analisados não têm opinião alguma de seus hóspedes publicada em sites da internet, o que os torna empreendimentos “invisíveis” perante ao mercado.
Os dados são do Índice de
Reputação On-line da Hotelaria em Destinos Urbanos da América Latina 2012 e
foram compostos com mais de 541 mil opiniões de hóspedes que visitaram
empreendimentos espalhados por 20 capitais da região.
Sob perspectiva dos
entrevistados, os hotéis latino-americanos têm média de reputação de 7,83
pontos, numa escala de 0-10. As cidades de San Salvador (8,18), Quito (8,12) e
Bogotá (8,09) receberam as melhores avaliações.
No caso dos empreendimentos que
têm reputação on-line consolidada, 52% têm até dez comentários de clientes; e
79% têm menos de 50 opiniões, visto pelo material como uma “reputação
instável”.
Cerca de 15% dos hotéis
analisados tiveram nota entre 0 e 6 pontos, o que para a Vivential Value é
sinônimo de uma “reputação insatisfatória”. Já a grande maioria, 64%, aparece
com pontuação de 7 a 8, o que a consultoria entende como “uma experiência
neutra para o cliente”. Os demais 21% tiveram valoração entre 9 e 10, o que
mostra “uma experiência muito satisfatória para o cliente”.
O período de análise do material
ocorreu no segundo semestre do ano passado, nas cidades de Assunção, Bogotá,
Brasília, Buenos Aires, Caracas, Cidade da Guatemala, Cidade do México, La
Habana, La Paz, Lima, Manágua, Montevidéu, Panamá, Quito, San José,
San Juan, San Salvador, Santiago do Chile, Santo Domingo e Tegucigalpa.
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