segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Novo Sistema de Classificação Hoteleira


Airton Pereira até o inicio do ano secretário nacional de políticas de turismo do Ministério do Turismo, esteve presente na reunião do conselho e falou sobre o novo sistema de classificação hoteleira. "Antes só havia uma matriz de classificação e após estudos comparativos com os sistemas já utilizados em outros países, chegou-se a oito novas matrizes de classificação, contemplando as diferentes modalidades de meios de hospedagem, que são: Hotel de Selva, Hotel Histórico, Pousada, Resort, Cama e Café, Hotel Fazenda, Flat e Hotel Urbano. O objetivo é promover a qualificação e o aperfeiçoamento dos agentes atuantes em toda a cadeia produtiva dos meios de hospedagem, nos diversos níveis hierárquicos, incentivando e apoiando a avaliação da conformidade de profissionais, empresas e equipamentos turísticos", explicou Pereira.

O Mtur realizará reuniões em diversas cidades do país para o representante da ABIH Nacional, em consenso com seus associados, encaminharem sugestões e validarem tecnicamente todas as matrizes. De 24 a 26 de fevereiro, será em Porto Alegre (RS), de 11 a 13 de março, na Costa do Sauípe (BA), de 18 a 20 do mesmo mês, no Rio de Janeiro (RJ), e de 25 a 27 em Cuiabá (MT). Em abril, as reuniões acontecem em Vitória (08 a 10 de abril), em Ouro Preto de 15 a 17 e em Tibau do Sul (Praia de Pipa - RN) de 26 a 28, fechando a programação entre os dias 6 e 8 de maio, em Manaus.
Para a ABIH Nacional, a classificação é uma continuidade do serviço que já era oferecido pela estrutura do IBH. Para a entidade, ela deve continuar não obrigatória, ter custo acessível e tornar-se mais uma ferramenta para a escolha do consumidor. As novas matrizes devem resolver a diversidade da hotelaria nacional e serem discutidas exaustivamente e democraticamente com as entidades patronais do setor. Entretanto, um ponto deve ser priorizado: a fiscalização dos órgãos delegados estaduais, para reprimir classificações não oficiais e o funcionamento informal de meios de hospedagem.

Airton Pereira também falou sobre outro projeto do IBH, ainda em fase de estruturação no Ministério do Turismo, que atende uma demanda antiga do turismo nacional: a criação de um sistema de estatísticas que, além de alimentar o Mtur com dados reais sobre o turismo brasileiro, possibilitará aos destinos e empresários do turismo a tomada de decisões estratégicas, baseadas em dados reais, que levam em conta o perfil do hóspede e a demanda local. "O ministério precisa de números consolidados e para o Ministro do Turismo essas estatísticas devem ter a chancela da ABIH Nacional, que também iria gerar o sistema" comentou Pereira.

Fonte: ABIH
Foto: Hotel Márrua, www.marruahotel.com.br

Um comentário:

  1. Muito bom o post! Meu nome é Alex e estou interessado na classificação hoteleira. Muito explicativo, parabéns!

    ResponderExcluir