segunda-feira, 14 de junho de 2010

IASB publica resultados positivos da Feira Ambiental e Social de Bonito

A I Feira Ambiental e Social de Bonito - Conhecer para Preservar!, realizada pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB - no início do mês de junho, em Bonito (MS), finalizou o relatório sobre os resultados obtidos com o evento.


Com o propósito de conscientizar a população local sobre a importância da preservação do meio ambiente, a Feira atraiu um público estimado em 2.500 pessoas, que tiveram a oportunidade de conhecer projetos ambientais desenvolvidos na região, puderam ver exposições, participar de concursos e oficinas, assistir peças de teatros referentes ao tema do evento, e muito mais.

Veja abaixo um trecho sobre a participação dos parceiros do IASB na Feira:

O IASB em parceria com a Photo in Natura promoveu a observação `virtual` de aves através de um banner representando a mata ciliar no tamanho de 3 x 2 metros e o auxílio de binóculos, ensinou como fazer o plantio de sementes nativas, bem como estimulou o pensamento dos participantes através da árvore do conhecimento e da Água do Futuro.

Junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o IASB presenteou o público com mudas de árvores nativas. A Associação Amigos da Brazil Bonito estimulou a criatividade através da pintura no tecido. A Fundação Neotrópica do Brasil testou o conhecimento do público sobre a fauna brasileira e apresentou os animais com maior ocorrência na região da Serra da Bodoquena e Pantanal.

A Polícia Militar Ambiental ofereceu a oportunidade de conhecer exemplares de diversos animais taxidermizados. O ICMBio - Parque Nacional da Serra da Bodoquena esclareceu dúvidas sobre as unidades de conservação. O Instituto Família Legal mostrou o processo de reaproveitamento do malote e várias opções de produtos feitos a partir deste material, apresentou ao público o espetáculo `Instituto Família Legal no reino das águas claras`.

A ASW apresentou o processamento do óleo de cozinha na produção de biodisel. O IMASUL orientou o público quanto as ações promovidas pelo órgão. E, a AGRAER demonstrou o processo da compostagem e a importância dos Sistemas Silvipastoris para a economia e para o meio ambiente.

A Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes organizou um espetáculo de dança `O grito de uma floresta` e duas peças de teatro de fantoche: `Churrasco em família`e `Zeca e o meio ambiente`. A Trupe Teatral Brazil Bonito utilizou a magia da linguagem teatral para informar crianças e adultos sobre as riquezas naturais da Serra da Bodoquena e alertá-las quanto aos problemas ambientais. A Escola Estadual Luís da Costa Leite levou ao público a receita do sabão caseiro, feito a partir do óleo de cozinha usado.
O fotógrafo Daniel De Granville expôs belas imagens e constrastantes ao mesmo tempo e, o aquário de Arraias, do Aquário Natural, que prendeu a atenção das crianças.

A exposição `A Natureza da Serra da Bodoquena`, bem como os marca-páginas de mesmo nome, ambos idealizados pela bióloga Liliane Lacerda, trouxeram ao público informações sobre a fauna e flora local, instrumentado-os para a importância da conservação da natureza dessa belíssima região.

Fonte: BonitoBrazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário