sexta-feira, 19 de outubro de 2012


Destinos surpreendentes em lista de pousadas brasileiras


Cinco novas pousadas são incluídas na lista de locais charmosos e também de luxo da Associação de Pousadas


A Roteiros de Charme, mais tradicional associação de pousadas de luxo e de charme do Brasil, acaba de anunciar cinco novos integrantes para 2013. A lista é interessante, não só pelas pousadas em si, mas pelos destinos que são todos inéditos na associação – foi feita uma “garimpagem” em alguns dos principais biomas brasileiros: Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e no Costal Nordestino.
A região mais representada nesta seleção é o Centro-Oeste. Patrimônio Histórico da Humanidade, a cidade histórica de Pirenópolis, em Goiás, ganha seu representante na Roteiros: a pousada Villa do Comendador. Piri, como é conhecida, mantém conservados os casarões antigos, as ruas com calçamento pé de moleques e dezenas de cachoeiras.
A nova integrante da Roteiros de Charme na cidade alia o rústico e o sofisticado. São 31 apartamentos de luxo e seis bangalôs – alguns com piscina, banheira e sauna. A gastronomia é um dos destaques do lugar, que privilegia a culinária brasileira, especialmente a goiana, utilizando os frutos e produtos do cerrado, como o pequi e a guariroba. A pousada oferece ainda redários, hidro aquecida, piscinas, academia e o SPA Villa Mediterranée.
O Mato Grosso, que não estava no mapa da associação, ganhou duas pousadas na Roteiros de Charme: a Pousada do Parque, na Chapada dos Guimarães, e a Araras Pantanal Eco Lodge, no Pantanal Norte, perto de Poconé. Localizada no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em uma altitude de 750 metros, a pousada fica ao lado de suas maiores atrações: a Cachoeira do Véu de Noiva, o Morro de São Jerônimo, Casa de Pedra, trilhas do Tope de Fita e Carretão. A localização privilegiada da Pousada do Parque faz com seja o local ideal para a observação de mais de 250 espécies de pássaros do Cerrado.
Trilhas e Cachoeiras Já a Pousada Araras Pantanal Ecolodge é um santuário pantaneiro a apenas duas horas de Cuiabá, capital do Mato Grosso. A propriedade é considerada uma Reserva Particular, onde são mantidas as características naturais do Pantanal, e de onde é possível observar e fotografar um grande número de aves e animais silvestres.
Outra novidade na Roteiros de Charme é o Parador Lumiar, em Lumiar, na Serra Fluminense. Localizado em um vale a 850 metros de altitude, na região serrana do Rio de Janeiro, o hotel é um verdadeiro refúgio em meio a 440 mil metros quadrados permeados pelo verde da Mata Atlântica. Entre os atrativos do hotel estão uma piscina de água natural com lava-pés de seixos rolados, sauna a vapor aromatizada com capim limão, adega de pedras, solarium, massagens relaxantes e terapêuticas e passeio de Jeep Tour para as cachoeiras da região. Comandado pelo chef Isaías Neries, o restaurante Cozinha do Parador valoriza produtos valoriza produtos frescos, sendo grande parte dos insumos colhidos na horta local.
 A Roteiros incluiu ainda um destino no Nordeste: Fortim, uma vila de pescadores, no Ceará. O lugar, em meio grandes extensões de areia e dunas, vive ao ritmo das idas e vindas das jangadas, que trazem peixes e lagostas do alto mar. O associado local é o Vila Selvagem Hotel Contemporâneo.
Um dos diferenciais do hotel é um serviço à la carte oferecido pela equipe – composta por nativos de Fortim. Jantar à luz de velas no quarto, fogueira na praia com ao som de voz e violão, pescaria em uma jangada ou um passeio romântico com brinde de champanhe no Rio Jaguaribe estão entre os atrativos que podem ser solicitados pelos hóspedes.
Histórias de charme
A Roteiros de Charme reúne pousadas e hotéis de pequeno e médio porte (podem ter até 60 apartamentos), preocupados em oferecer atendimento e serviços de qualidade integrados à cultura e ao modo de vida locais. A associação foi fundada em 1992, com inspiração nas metas da Conferência Mundial das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO 92, e inovou ao oferecer hospedagens de qualidade, ambientalmente corretas e socialmente responsáveis.
Todos os hotéis que integram a associação seguem uma cartilha de boas práticas ambientais, reconhecida como sustentável pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e que se tornou referência internacional da iniciativa privada em proteção ao meio ambiente.
Com a inclusão dos novos integrantes, a Associação Roteiros de Charme conta com 58 hotéis em 16 Estados brasileiros e em 52 destinos turísticos.
Fonte: JORNAL ACRÍTICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário