sexta-feira, 19 de outubro de 2012


Hotéis do Brasil passarão por análise para exibir estrelas que indicam nível

Há mais de um ano, as estrelas que tradicionalmente classificam hotéis e pousadas no mundo todo tinham sido abolidas no Brasil.


Os hotéis brasileiros vão voltar a exibir, na porta, as estrelas que indicam o nível de qualidade das instalações e dos serviços. Mas, pra isso, eles precisam passar por uma análise mais rigorosa.
Há mais de um ano, as estrelas que tradicionalmente classificam hotéis e pousadas no mundo todo tinham sido abolidas no Brasil. Agora, o país se prepara para receber 600 mil turistas estrangeiros e para a movimentação de três milhões de brasileiros durante a Copa do Mundo, em 2014. E as estrelas voltam a brilhar na fachada dos nossos principais hotéis.
Os primeiros 19 já receberam as placas com suas estrelas. A cerimônia de entrega foi nesta terça (25) em Brasília. A inscrição é voluntária. Outros 97 aguardam a avaliação.
O sistema é medido pelo Inmetro. Os técnicos avaliam o tamanho dos quartos, o banheiro, a estrutura, as comodidades, a qualidade do serviço e até o consumo inteligente de energia.
“A ideia é a partir de um conjunto de requisitos facilitar ao consumidor, ao usuário da rede hoteleira, a opção por este ou aquele meio de hospedagem”, afirmou o diretor do Inmetro Leonardo Rocha.

Ter internet sem fio, piscina, vista pro mar e um bom restaurante também contam pontos. O sistema de classificação foi um compromisso do Brasil com os comitês organizadores da Copa do Mundo e das Olimpíadas.
As estrelas também facilitam a vida de agentes de viagem.
“Eles precisam saber o que eles estão vendendo e recomendando pro cliente deles, então é muito importante que exista classificação oficial e que ele possa confiar”, disse o diretor de marketing de hotel Paulo Marcos Ribeiro.
E são uma ferramenta que ajuda na escolha dos turistas
“A gente tem uma referencia da qualidade do hotel, do serviço que ele pode prestar pra gente”, disse uma turista.
Fonte: Jornal Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário