quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pousadas em debate de classificação


Nova matriz de classificação busca referenciais de padronização para empreendimentos que são erroneamente relacionadas à simplicidade
Os encontros para discussões sobre o novo Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem no Brasil se encerram, na próxima semana, com dois eventos: entre os dias 3 e 5 de maio, em Vitória (ES), será apresentada a matriz para Flat, e em 6 e 7, em Manaus (AM), para Hotel de Selva/Floresta. Nesta semana, aconteceu a sexta rodada de apresentações em Natal (RN). O assunto foi a apresentação da Matriz de Pousadas.

A reunião, que durou dois dias (26 e 27), aconteceu no Praiamar Natal Hotel & Convention, em Ponta Negra. Participaram cerca de 40 representantes do trade local e autoridades do setor, entre eles a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN) e Natal Convention & Visitors Bureau (CVB). O encontro potiguar teve como foco os conceitos de Sustentabilidade, Infra-estrutura e Serviços.
Para o proprietário da pousada Toca da Coruja, na Praia da Pipa, Luís Henrique Ribeiro, “a atual falta de identificação relaciona pousadas como uma coisa muito simples, o que não acontece necessariamente. As pousadas necessitam de um referencial”, complementou.

O diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch, destacou a importância da conceituação de pousadas, a fim de se diferenciar como meio de hospedagem no Brasil.
Ricardo Moesch também chamou a atenção para a importância de todos os que têm interesse no assunto participarem do processo: “Após as oficinas, as matrizes coletadas são submetidas a um período de consulta pública, no site www.turismo.gov.br Os interessados podem enviar sugestões e contribuições”, explicou.

Critérios
Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), em conjunto com o Inmetro e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), os encontros visam estabelecer critérios para a elaboração de oito matrizes de classificação, divididas em diferentes modalidades de meios de hospedagem: hotéis urbanos, resorts, hotéis fazenda, cama & café, hotéis históricos, pousadas, flats e hotéis de selva/floresta.

Fonte: Ministério do Turismo
Foto: Pousada Villa Verde - Bonito MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário