quarta-feira, 3 de março de 2010

Novas matrizes de classificação para hotéis visando a Copa e Olimpíadas.


Nos próximos anos, o Brasil será sede de dois dos principais acontecimentos esportivos do mundo – A Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Para padronizar e qualificar as práticas do turismo para esses eventos, o Ministério do Turismo convidou o Portal de Hospedagem para discutir e elaborar novas matrizes de classificação para o setor hoteleiro, em oficina que foi realizada nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, em Porto Alegre.

Na oficina, para elaborar essas matrizes, foram definidos os critérios para a obtenção da classificação representada por selos e certificados, que confere ao empreendimento chancela oficial. Para isso, os meios de hospedagem terão que se adequar ao Plano Nacional do Turismo 2007/2010 e às exigências da FIFA e do COI (Comitê Olímpico Internacional).

Definir e qualificar os empreendimentos; estabelecer critérios de qualidade, segurança e conforto; verificar a estrutura de serviços e equipamentos mínimos são algumas das medidas que serão sugeridas para classificar os empreendimentos que quiserem obter o selo de qualidade.

Após uma comparação com os sistemas utilizados em outros países, foi proposto que os meios de hospedagem fossem definidos em oito matrizes de classificação – Hotel de Selva, Hotel Histórico, Pousada, Resort, Cama e Café, Hotel Fazenda, Flat e Hotel Urbano – que serão avaliados, também, com relação à qualidade na prestação de serviços, práticas de sustentabilidade e eficiência energética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário