sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

MTur quer padronizar hotelaria brasileira


O Ministério do Turismo dará início no próximo mês ao processo que visa estabelecer novas matrizes para a classificação dos meios de hospedagem brasileiros. O trabalho será desenvolvido em conjunto com o Inmetro e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e estabelecerá critérios para oito tipos de empreendimentos: resorts, pousadas, hotéis urbanos, flats, hotéis fazenda, hotéis de selva, hotéis históricos e os chamados bed & breakfast, ou cama e café, na tradução para o português.

“O mercado necessita de uma padronização e um referencial para os meios de hospedagem, como demonstraram os processos de candidatura do País para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016”, resume Ricardo Martini Moesch, diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur. As cinco regiões do País serão envolvidas nesse processo que também objetiva viabilizar a implantação de um “hotel conceito” no Parque Tecnológico do Inmetro, em Xerém, no município fluminense de Duque de Caxias, e a criação de um selo que atestará a qualidade dos prestadores de serviços turísticos.

De acordo com o Código Nacional de Atividades Econômicas do Ministério da Fazenda (CNAE) o Brasil tem hoje 28 mil estabelecimentos hoteleiros e apenas seis mil estão listados no Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br). Com a nova classificação, o MTur também quer sanar essa deficiência e adquirir mais mecanismos de controle em relação aos padrões de qualidade da hotelaria nacional.

Foto:
Sr. Ricardo Moesch, diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur
Fonte: revistahotelnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário