sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Hotelaria nacional faz balanço positivo de 2009 e aguarda 2010 com otimismo

Rumo a 2010

O ano que se encerra começou com possibilidades concretas de recessão econômica devido à crise mundial. Muitos previram um ano difícil e que os problemas se alongariam por um período bem extenso. O governo brasileiro reagiu e tomou diversas medidas acertadas que renderam bons frutos no combate à falta de liquidez trazida pelos problemas econômicos. (...)

A indústria hoteleira nacional praticamente não sentiu a crise. Os hotéis de todo país, principalmente em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife, em 2009, trabalharam com uma taxa de ocupação que ultrapassou em cerca de 5% os índices de 2008. O turista nacional foi o grande responsável por esse quadro favorável, estimulado por medidas acertadas do ministro do Turismo Luiz Carlos Barreto e sua equipe. Ações de marketing, como o Programa Viagem Mais, entraram nos lares dos brasileiros e estimularam o desejo de viajar pelo país.

Em 2009, a ocupação da hotelaria nacional girou em torno de 65%. Para a alta temporada de 2010, excluindo as cidades focadas no turismo de negócios, a previsão é de uma excelente taxa de ocupação. A ABIH Nacional encerra o ano com vários projetos na área de sustentabilidade e capacitação profissional consolidados, com destaque para o projeto de "Inclusão Social com Capacitação Profissional" e para as parcerias com o SEBRAE.

O ano que chegou, deverá trazer ainda melhores ventos para o setor de turismo. O BNDES, ainda em janeiro, abrirá uma linha de crédito com condições especiais de pagamento para retrofite e construção de novos hotéis. É chegada a hora também, de planejar e efetivar os investimentos que prepararão o Brasil para receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que terão o Rio de Janeiro como sede.
Para finalizar a ABIH Nacional espera continuar contribuindo, junto com seus parceiros e associados, para incrementar e expandir a atuação do trade turístico nacional, tendo sempre como objetivo apoiar e estimular a busca pela qualidade e excelência do setor. E com boa dose otimismo e a certeza de um futuro promissor e de muito trabalho, deseja a todos um próspero Ano Novo, de muitas realizações e alegrias.

Álvaro Bezerra de Mello
Presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário