quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Conduta Hoteleira - Higiene e Segurança Alimentar


A contaminação alimentar é uma das maiores causas de doença e, conseqüentemente, de internações hospitalar. Para combater essa realidade é necessário um conjunto adequado de normas e procedimentos baseados em processos de higiene e segurança alimentar. A higiene deve ser pessoal (Hábitos corretos de asseio e higienização dos manipuladores); dos alimentos (limpeza e desinfecção dos produtos alimentares que serão servidos) e do ambiente (higiene e desinfecção das superfícies utilizadas na manipulação dos alimentos).

Condições que favorecem a multiplicação microbiológica:
Temperaturas entre 5 e 65 ºC;
Ambientes úmidos favorecem o crescimento e a sobrevivência desses agentes contaminantes.

Case

Em um evento realizado nas dependências de um hotel foi servido um cardápio especial, servido por uma empresa de bufê contratada diretamente pelos organizadores. Apesar da aparência bonita e saudável dos alimentos, alguns convidados passaram mal logo após a refeição e tiveram que ser hospitalizados com suspeita de intoxicação alimentar. A empresa responsável pelo preparo dos alimentos foi interditada até que fossem corrigidos os problemas encontrados. No entanto, o nome do hotel foi exposto.

Que tipos de prejuízos a empresa pode ter, em caso de ser responsabilizada por uma intoxicação?De acordo com a gravidade do caso, a empresa poderá ser interditada, seu nome chegar aos jornais, ter sua imagem comprometida, e , ainda, ser acionada judicialmente.

Recomendações
* Procure orientação sobre segurança alimentar junto a empresas especializadas com o SEBRAE, SENAC, escolas e universidades e o próprio MTur.
* Invista em instalações adequadas
* Cozinhe bem os alimentos e sirva-os imediatamente após o cozimento
* Utilize água potável
* Esclareça seus funcionários sobre procedimentos de higiene pessoal

Fonte: Manual de Conduta Hoteleira

Nenhum comentário:

Postar um comentário