segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Crescimento no Setor Hoteleiro


O mercado de turismo deve se tornar o maior em funcionamento até 2020, quando movimentará US$ 5 bilhões por dia em todo o mundo. Essa retomada do crescimento, depois do impacto sofrido pela crise, deve impulsionar a indústria hoteleira, grande promessa de contratação nos próximos anos, principalmente no Brasil.
"O setor hoteleiro está otimista e espera uma grande melhora a partir de 2010. Isso irá exigir uma grande demanda por mão-de-obra especializada e vai gerar grandes oportunidades de carreira em quase todos os países do mundo", disse a diretora regional da universidade suíça HIM (Hotel Institute Montreux), Daiane Lagger.

Para se ter uma ideia, a crise econômica afetou o turismo mundial, que registrou uma queda de 8% nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, sendo esperada uma redução da atividade em torno de 2% a 3% no fechamento de 2009. Mas, quando analisados o Brasil e países da África e América Central, o que se aguarda é um aumento entre 3% e 5% na atividade neste ano, com reflexos diretos no setor hoteleiro.

De acordo com a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), o faturamento da hotelaria nacional pode chegar a R$ 2 bilhões ao ano. "Portanto, acreditamos que não faltarão empregos neste setor. As projeções para 2010 são positivas e ainda melhores para 2014, com os preparativos para a Copa do Mundo, que será sediada em 12 capitais brasileiras".
Outro dado que mostra o potencial de empregos no setor é que 120 hotéis estão sendo construídos atualmente.

Mas quais são os profissionais procurados neste mercado? De acordo com Daiane, em termos de habilidades, a indústria foca pessoas com conhecimentos operacionais e gerenciais e com uma boa noção de todos os departamentos de um hotel. Isso significa que se procura alguém preparado para "colocar a mão na massa, se preciso, e ao mesmo tempo pronto para coordenar equipes", nas palavras da diretora regional da HIM.
"Além disso, é importante que o profissional possa se comunicar em um bom número de idiomas, já que o mercado é bem competitivo".

Fonte: http://economia.uol.com.br
Foto: Hotel Jandiá - Bonito MS
http://www.jandiahotel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário