quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Conduta Hoteleira - Práticas Ambientais e Sociais



Práticas Ambientais e Sociais

A responsabilidade ambiental esta diretamente ligada à responsabilidade social, ou seja, uma empresa que se preocupa com a política ambiental certamente se dedicará e se envolverá com ações voltadas para a comunidade onde está inserida. Ao adotar medidas desse tipo, o meio de hospedagem apresentará um diferencial no mercado, constituindo referência tanto para seus clientes como para os concorrentes.

Case:


Alexandre e Elizabeth queriam conhecer determinada cidade do litoral e amigos recomendaram a eles um pequeno hotel, garantindo-lhes que o serviço era de ótima qualidade. Quando o casal chegou ao endereço, viu uma construção simples, porém agradável, com jardim pequeno e bem cuidado. No interior, perceberam que a decoração era baseada em temas típicos do local e que vários funcionários tinham sotaque da região. Na manhã seguinte, no restaurante, depararam com uma mesa em que produtos locais estavam disponíveis para o café.
Durante os dias em que estiveram hospedados, o casal pode entender porque os amigos haviam indicado aquele hotel o estabelecimento estava sempre lotado – era uma empresa que adotava políticas ambientais e sociais corretas. Essas medidas eram, por exemplo: uso racional de energia elétrica e de água; coleta seletiva de resíduos; decoração com motivos típicos da região; uniformes adequados ao ambiente e envolvendo a comunidade local nas estratégias da empresa voltadas para as questões ambientais.

Perguntas & Respostas

Que tipo de ações podem ser adotadas para a prática de responsabilidade ambiental?

• Promover a conscientização dos clientes internos e externos quanto ao uso racional das toalhas e roupas de cama.
• Manter programa de treinamento de funcionários para a redução de consumo de energia elétrica, de consumo de água e redução de produção de resíduos sólidos.
• Dispor de critérios específicos para destinação adequada dos resíduos sólidos.
• Aquisição e uso de equipamentos e complementares que promovam a redução do consumo de água.

Que tipo de ações podem ser adotadas para a prática de responsabilidade social?

• Sempre que possível, priorizar a contratação de mão-de-obra local.
• Adotar política de compra tanto de alimentos como de produtos de decoração, por exemplo, diretamente da comunidade local.
• Incentivar a comunidade a efetuar a coleta seletiva do lixo e adotar programa de reciclagem.

Fonte: Manual de Conduta Hoteleira

Nenhum comentário:

Postar um comentário